Pesquisar no site


Contato

A Formação da Urina

15/06/2011 20:23
O sistema Urinário é composto por um par de rins, um par de ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra. Esses componentes, em conjunto, atuam nas funções de regulação do volume e da composição dos fluidos corporais, removendo as excretas e o excesso de água do corpo e formando a urina.

 

 

Os rins são responsáveis pela formação da urina, contendo unidades de filtração denominadas néfrons. Ureter, bexiga urinária e uretra estão destinados à condução, ao armazenamento temporário e à eliminação da urina.
A formação da urina a nível de néfron compreende três etapas: filtração glomerular, reabsorção tubular e secreção tubular.

 

Na medida em que o sangue passa através dos néfrons, as excreções são removidas, enquanto água e outras substâncias são reabsorvidas pela corrente sanguínea. Assim que o filtrado alcançar os túbulos coletores, terá se tornado urina. A quantidade total do plasma do corpo é filtrada cerca de duas vezes por hora, produzindo cerca de 150 litros de filtrado glomerular por dia. Dessa quantidade, 99% é reabsorvida, produzindo uma média de 1,5 de urina diariamente. A produção de urina é controlada principalmente por hormônios, tais como o antidiurético ou ADH (vasopressina) produzido pela glândula hipófise.

 

No final desse processo, a urina já formada percorre o restante do aparelho urinário (ureter, bexiga e uretra) e é eliminada através do ato da micção. Sendo composta principalmente de água (96%, em média), ureia, ácido úrico, sais minerais e outras substâncias.

Deixe sua dúvida:

Data: 21/11/2011

De: edmilson de jesus

Assunto: sobre o blog

caros adriministradores o seus blog esta muito dinamico e atualizado ,obrigado pelo servico prestado .