Pesquisar no site


Contato

Anatomia Funcional e contração do Músculo

27/06/2011 00:23

 

  • O corpo possui três tipos de músculos: músculo esquelético, músculo cardíaco e músculo liso. O músculo liso possui organização intracelular diferente dos demais,no entanto a base química da contração muscular é a mesma entre os três tipos de músculos; diferindo na força de contração e sua duração,isso porque algumas características são adaptadas para a função que cada músculo vai desempenhar.
  • As fibras musculares esqueléticas estão dispostas paralelamente em todo comprimento do músculo e, cada fibra contém várias miofibrilas dispostas também paralelamente; sendo que para cada miofibrila existem milhões de filamentos de actina e de miosina, dispostos de forma alternada, ocorrendo respectivamente em todo o comprimento da miofibrila, onde os filamentos grossos são de miosina e os finos de actina.
  • A contração muscular ocorre porque há um potencial de ação que se propaga por toda membrana da fibra, ele também atinge o interior da fibra por meio dos túbulos T.
  • No músculo liso, os filamentos de actina e de miosina estão misturados de modo menos organizado ao longo de toda a fibra muscular lisa. A maior parte do cálcio é utilizado através do potencial de ação; onde a duração da contração é consideravelmente maior que a contração do músculo esquelético, porque o bombeamento do cálcio para fora da membrana da célula é muito lento. A contração do músculo liso pode ocorrer por diversos hormônios e por outros fatores que aumentem a permeabilidade da membrana da fibra muscular ao cálcio,sem a intermediação de potencial de ação.
  • Mecanismo contração muscular
  • Mecanismo de catraca. Os filamentos de miosina possuem múltiplas projeções, pontes cruzadas, dirigidas para os filamentos de actina; na extremidade de cada ponte cruzada, existe uma cabeça alongada, que pode ser movida de um lado para outro; onde a cabeça de actina é movida para a frente,quando se fixa ao filamento de actina , em seguida,move-se para trás, trazendo o filamento de actina , e, em determinado ponto desse movimento de retorno, solta-se do filamento de actina. Para que a atividade contrátil continue é necessária energia, essa energia é derivada das ligações de alta energia do ATP, que é degradado até difosfato de adenosina (ADP); em repouso as forças atrativas dos filamentos de actina e de miosina estão neutralizadas.
     
  •