Pesquisar no site


Contato

O Mecanismo da Respiração

16/05/2011 15:07

 

 A respiração é o mecanismo que permite aos seres vivos extrair a energia química armazenada nos alimentos e utilizar essa energia nas diversas atividades metabólicas do organismo.

    O sistema respiratório transfere oxigênio do ar para o sangue para que o sistema circulatório possa distribuí-lo aos tecidos do organismo, enquanto os sistemas muscular e esquelético conduzem os movimentos da respiração por meio da expansão (inspiração) e retração (expiração) da caixa torácica.

    A respiração ocorre ao mesmo tempo em dois níveis diferentes: a nível celular e ao nível de organismo.

    A respiração celular ocorre em todas as células do corpo quando o oxigênio reage com a glicose para liberar sua energia na forma química. Dessa reação, resultam dióxido de carbono (CO2) e água.

    A respiração ao nível do organismo, no entanto, é a respiração orgânica, que compreende a captura do oxigênio do ambiente, o transporte deste gás até as células e a eliminação do gás carbônico que nelas é produzido. 

    O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são o nariz, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos pulmonares, os três últimos localizados nos pulmões.

Fonte: www.vetorvestibular.com.br/.../Bio1_2007%20-%2008%20-%20Sistema%20Respiratório.pdf

Deixe sua dúvida:

Data: 18/10/2021

De: zous

Assunto: fisiologia respiratoria

qual a correlação ente o mecanismo de controle da frequencia respiratoria e o mecanismo de controle de frequencia cardiaca?

Data: 20/11/2014

De: Luzilena

Assunto: Sistema Respiratorio.

Em primeiro lugar quero lhe parabenizar por esse projeto maravilhoso. Ajudou bastante, Muito obrigado! ♥

Data: 31/03/2012

De: jailton

Assunto: sistema respiratório

Esse resumo sobre mecanismo respiratório. me ajudou muito! muito obrigado.

Data: 24/08/2011

De: Ana

Assunto: fisiologia da respiração

Em primeiro lugar devo parabenizá-los pelo maravilhoso projeto. Sou apenas uma curiosa e encontrar este site foi um presente.
Na realidade eu queria saber como funciona o diafragma no mecanismo da respiração e se existe alguma animação para ilustrar.
Obrigado