Pesquisar no site


Contato

A paixão e o chocolate

03/11/2009 20:18

 

 Não é possível negar que quando alguém se apaixona seu organismo é atacado por varias substâncias, dentre elas a feniletilamina. Ela é uma molécula natural semelhante à anfetamina e suspeita-se que sua produção no cérebro possa ser desencadeada por eventos tão simples como uma troca de olhares ou um aperto de mãos.
Normalmente o cérebro de uma pessoa apaixonada contém grandes quantidades de feniletilamina, e que esta substância poderia responder, em grande parte, pelas sensações e modificações fisiológicas que experimentamos quando estamos apaixonados. E se o chocolate
A feniletilamina existe em altos níveis no chocolate, o que fez com que alguns cientistas procurassem dar explicações racionais para esclarecer o por que as pessoas compram chocolates para suas amadas.

Está aí a razão dos apaixonados oferecerem chocolates, juntamente com um buquê de flores para as mulheres de seus sonhos. Talvez não seja uma mera coincidência que as flores e o chocolate façam parte das conquistas amorosas em todo o mundo.
O chocolate sempre teve uma reputação de afrodisíaco, tanto que, nos conventos da Idade Média, as freiras eram proibidas de comer chocolate, mas a proibição não se estendia aos padres. O que mostra que na história até o chocolate tem lugar. Porém a feniletilamina no chocolate se degrada muito rapidamente, de modo que vai ser preciso comer muito chocolate para que se observe algum efeito.