Pesquisar no site


Contato

Figado

23/11/2009 19:42

 O fígado é a maior glândula do corpo humano, sendo uma estrutura anexa ao sistema digestivo, responsável por produzir a bile, substância armazenada na vesícula biliar e liberada no duodeno durante o processo de digestão auxiliando a emulsificação (quebra) de gordura.

Esse órgão de anatomia simples tem coloração padrão normal marrom-avermelhada e peso médio igual a 1,5 quilogramas no organismo masculino e um pouco menos no feminino, estando localizado na cavidade abdominal na região do hipocôndrio direto, logo abaixo do diafragma, lateralmente ao estômago, acima do pâncreas e anteriormente à vesícula biliar.

Em forma de prisma, com ângulos arredondados, possui quatro lóbulos: o direito (o maior), o esquerdo, o quadrado, e o caudado, sendo totalmente recoberto pelo peritônio (membrana que reveste a cavidade visceral), sendo irrigado pela artéria hepática, receptando sangue arterial do baço e do intestino pela veia porta. A porção inferior de seu lóbulo direito, apresenta um ritmo de contração ajustado ao peristaltismo do intestino grosso.

Sua atividade glandular desenvolve tanto metabolismo endócrino como endócrino, ou seja, libera respectivamente substâncias no sangue e vasos linfáticos, como também secreções conduzidas por sistemas de canais externamente a esse órgão.

Entre as funções realizadas pelo fígado, destacam-se as seguintes:

- Estocagem de compostos energéticos (glicogênio), suprindo o organismo quando submetido a regimes de dietas rigorosas;
- Síntese de vitaminas;
- Desintoxicação, eliminando toxinas produzidas ou ingeridas pelo organismo, por exemplo, o álcool;
- Defesa orgânica, desempenhando a filtragem mecânica, impedindo a disseminação de agentes patogênicos;
- Fabricação de uréia a partir de amônia e gás carbônico, controlando o equilíbrio hidro-salino normal;
- Destruição de hemácias envelhecidas. Parte dos componentes da bile são produtos da degradação de hemácias.

 Fonte: https://www.mundoeducacao.com.br/biologia/figado.htm