Pesquisar no site


Contato

O Aparelho Digestivo

15/06/2011 19:28


 

Fome, sede, apetite, gazes e a frequência e natureza das defecações são questões que afetam a vida cotidiana de qualquer pessoa.

 

Esses sinais estão relacionados ao sistema digestório,  uma via de passagem de alimentos formada por um canal alimentar ou trato digestivo e órgãos associados, fazendo comunicação com o meio externo através de duas aberturas, a boca e o ânus.

 

No canal alimnetar, composto por cavidades bucal, faringe, esôofago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus, os alimentos são degradados e os nutrientes extraídos, enquantos os excretas são eliminados.

 

Os órgãos anexos (glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas) auxiliam no processo da digestão produzindo e liberando secreções (saliva, bile e suco pancreático) fundamentais para a degradação do alimento em moléculas pequenas o suficiente para serem absorvidas e transportadas à corrente sanguínea e distribuídas pelo corpo.

 

Além de produzir a bile, o fígado participa do processamento de nutrientes, da regulação da glicose, da desintoxicação, síntese de proteínas, armazanamento de vitamina e minerais, eliminação de detritos do sangue e da reciclagem de células sanguíneas. Já o pâncreas, trata-se de uma glândula mista, que além de prozudir secreção endógena (insulina e glucagon), que é liberada na corrente sanguínea, produz secreção exógena,o suco pancreático, que contém enzimas decompositoras de lipídeos, proteínas e carboidratos.

 

A cavidade abdominal, onde se situa a maior parte do aparelho digestivo, é revestida por  uma membrana de duas camadas que reduz o atrito entre os órgãos, o peritônio. Parte dele encontra-se cobrindo a parede abdominal, o peritônio parietal; outra recobre as visceras abdominais, o peritônio visceral.

 

O alimento viaja através do sistema digestivo por um processo de contração muscular denominado peristaltismo, que está presente desde o esôfago até o final do trato gastrointestinal.

 

O que não pode ser digerido é compactado como fezes no intestino grosso e eliminado através do esfíncter anal.

 

Muitos distúrbios podem acometer o aparelho digestivo, e apesar da evolução em solucionar tais problemas, quando se fazem presentes, afetam diretamente as atividades diárias e a qualidade de vida das pessoas.

  

 

Deixe sua dúvida:

Data: 15/06/2012

De: isabella

Assunto: sistema digestorio

qual papel desenpenlhado pela musculatura abdominal e qual o seu papel no que se refere aos movimentos respiratorios